Doces e geléias

O doce é feito de toda a fruta e a geleia é feita do suco da fruta. São muito fáceis de fazer e requerem apenas paciência devido ao tempo de fervura.

Todas as frutas podem virar doce ou geleia. As frutas mais utilizadas para doces são:

banana, maçã, pera, pêssego, uva, abacaxi, laranja, figo

DOCES
Para se fazer o doce deve-se descascar as frutas, cortá-las em fatias e ferver com açúcar em panela grande mexendo com colher de pau. Se tiverem sementes, retira-se as mesmas. Para cada 4 xícaras de fruta coloca-se uma xícara de açúcar. As frutas mais doces como a uva, coloca-se pouco açúcar.

GELEIAS
Para as geleias, bate-se as frutas no liquidificador. Para cada 3 xícaras de fruta, 1 xícara de água e 1 xícara de açúcar. Peneirar. Ferver bastante até engrossar. Deixa esfriar e está pronto.

CONSERVAS
Para fazer conservas dos doces, escaldar o vidro em água fervendo e colocar o doce ainda quente dentro do vidro. Esquentar o vidro em banho-maria com a tampa semi-aberta, desligar o fogo, fechar  e está pronto. Se não quiser fazer compota, apenas guarde em algum recipiente limpo e tampado na geladeira.



_______________________________

DOCE DE CASCA DE LARANJA

  INGREDIENTES

12 laranjas descascadas finamente (para obter 300 gramas de casca);
300 g de açúcar
1 xícara (chá) de suco de laranja


   MODO DE FAZER

Deixe as cascas de molho cobertas de água até o dia seguinte. Troque a água varias vezes. Numa panela, leve ao fogo as cascas e cozinhe por uma hora ou até começarem a amaciar. Escorra. Deixe as cascas na panela, e acrescente o açúcar e o suco de laranja. Leve ao fogo novamente e cozinhe, mexendo às vezes até chegar ao ponto de fio,  um pouco resistente com uma gota na ponta). Retire do fogo, deixe esfriar e coloque em uma vasilha ou vidro. 



.

Comentários