Pães Caseiros

todas as receitas poderão ser feitas com farinhas sem glúten

Pão Caseiro


(Receita super simples, aprendida com minha avó Paula)

O pão caseiro da forma mais simples é uma delícia. A receita a seguir é básica, econômica, sem colesterol e rápida de fazer. Você gastará em média 2 a 3 horas entre amassar, deixar descansar e assar, conforme a região. Em regiões frias este tempo se alonga, sendo necessárias de 1 a 2 hs a mais de descanso da massa.

INGREDIENTES

800 gramas de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo de soja ou outra gordura ( margarina ou manteiga ou banha ou gordura vegetal, etc)
2 xícaras de água morna
1 colher de sopa de sal
1/2 xícara de açúcar
1 colher de sopa ou um pacotinho de fermento biológico. Se for em cubinhos, um cubinho. (Para regiões frias com até 15 graus C, dobrar a quantidade de fermento)

MODO DE FAZER

Misturar em uma bacia o fermento com a água morna, o óleo  ou gordura, o açúcar... mexer e deixar descansar por 5 minutos. Acrescentar o sal, e depois as farinhas aos poucos. Não misturar tudo de uma vez.
Deixar um pouco de farinha separada para o momento de amassar.  Você deverá ver se será necessário ou não acrescentar mais ou menos água. Cada região tem umidade diferente.( Em regiões quentes e secas é mais fácil trabalhar o pão). Amassar bastante. A massa ficará lisa e homogênea (sem bolinhas e toda igual). Vá adicionando farinha enquanto amassa. Deixa a massa crescer em uma bacia coberta com um pano levemente úmido, longe do vento. Tendo amassado bem divida a massa em duas partes, faça uns 4 leves cortes na diagonal para enfeite e para facilitar o crescimento. Faça os pães no formato que quiser. Deixe crescer por mais uma hora.  Quando o pão tiver dobrado de tamanho, levar ao forno. Assar por cerca de 45 minutos (+-) em fogo médio. Se quiser dar aparência brilhante passar gema sobre o pão antes de assar. (o tempo de assar depende de cada tipo de forno)


Obs: A receita de pão é flexível. Conforme o gosto de cada um poderá ser acrescentado o que desejar, como ovos, margarina ou manteiga no lugar do óleo, mais ou menos açúcar. Se preferir pão salgado diminuir ou tirar o açúcar.

________________________________

PÃO DE AVEIA

com fermento químico

(receita rápida - entre fazer e assar será gasto um tempo máximo de 45 minutos)

Ingredientes:                                                      
2 1/2   xícara de farinha de aveia               
1 xícara de farelo de aveia
3/4 xícara de mel
1 iogurte grego ou natural
2 colheres (sopa) de suco de limão
raspas da casca de 1 limão
4 ovos
1 colher (sopa) de chia ou outro grão natural.
1 pitada de sal
2 1/2 colheres (chá) de fermento em pó químico

Modo de fazer

Misturar em uma tigela os ovos, o mel, o suco de limão, as raspas de limão e o iogurte. Misturar bem com uma colher. Não precisa batedeira.
Acrescentar a farinha de aveia e o farelo de aveia, a pitada de sal, o fermento e a chia. Misturar bem com a colher. Pode jogar por cima um pouquinho de granola para enfeite. Colocar em forma retangular para pão em forno médio (180º) por cerca de 30 a 35 minutos. 

____________________________

PÃO SALGADO 
COM FERMENTO QUÍMICO

300 ml de leite
2 ovos
2 colheres de sopa de óleo 
1 colher de sobremesa  de sal (ou a gosto)
2 colheres de sopa de açúcar
2  xícaras de farinha de trigo
1 colher rasa de sopa de fermento químico                    1 colher de sopa de gergelim  (opcional)

Modo de Fazer

Misture tudo na sequência acima. Colocar em forma inglesa untada e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus por 35 a 40 minutos (até dourar)


_____________________________________________

Fermento Caseiro (Biológico)

Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo
meio litro de água mineral ou filtrada ou água sem cloro por exemplo, de poço
Modo de preparo:
Misturar em uma tigela a farinha e a água até virar um mingau.
Cobrir a tigela com pano bem limpo e deixar em local ventilado. 
Mexa de vez em quando. Quando a massa começar a borbulhar está pronto. Poderá demorar até uma semana. No verão será mais rápido. Pronto, você poderá utilizar seu fermento.

*Quando for utilizar, separe uma parte do fermento para utilizar novamente. Você acrescentará mais água e farinha e o processo de fermentação continuará e você sempre terá fermento.

.

Comentários